VIII Mostra De Animação Integra A Programação De Férias Do CINUSP

0

Entre os dias 1 e 19 de julho, o CINUSP apresenta a VIII Mostra de Animação, dedicando a sua programação a animações de diferentes épocas, temáticas e nacionalidades. Neste ano, a curadoria conta com longa-metragens capazes de atrair o público de todas as idades, reunindo técnicas e narrativas complexas sem perder o apelo infantil.

Embora inclua a grandiosidade técnica das produções norte-americanas e a profundidade temática das animações japonesas, a seleção busca ir além da já conhecida produção dessas regiões, exibindo obras que não alcançaram tanto destaque comercial em seu lançamento nos países de origem, como China, Hungria, Irlanda e Tchecoslováquia. Por isso, alguns dos filmes da mostra terão sua primeira exibição no Brasil, décadas depois de seus lançamentos.

Resultado de distintos períodos históricos — como a Guerra Fria, os primeiros anos da República Popular da China e até mesmo a República de Weimar na Alemanha —, a curadoria contempla um grande escopo de tempo da história da animação. Isso se reflete na diversidade estética das obras, que apresentam desde o uso mais comum do 2D e do 3D até a reinvenção de técnicas como as iluminuras medievais e o stop motion, além do uso, hoje em dia raro, do teatro de sombras.

Cada vez mais premiada no exterior, a recente produção brasileira também não fica de fora da mostra, destacando-se seja do ponto de vista narrativo, seja com relação ao traço e estilo de sua animação, e reforçando o ótimo momento em que vive o gênero em território nacional.

Com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França, o CINUSP convida todo o público a conhecer e apreciar as diversas nuances da animação. Desta vez, aproveitando as férias escolares, as sessões acontecem ao longo da semana não só na Cidade Universitária, mas também no Centro Universitário Maria Antonia.

Para conhecer a programação completa, acesse: http://200.144.255.199/mostra/2019/06/viii_mostra_de_animacao

Share.

Leave A Reply